terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Kusudama "Bloom"


Muitas pessoas visitam meu blog e ficam curiosas por saber como que são feitos os kusudamas, aquelas bolas de origami.
Pensando nisso, fotografei o andamento do mais recente modelo de kusudama que fiz e estou postando aqui no blog para que vocês também façam e se animem nessa fascinante arte que é o origami.
O nome desse kusudama é "Bloom", que significa "Florescer, Flores".
Abaixo, mostrarei passo a passo a sua confecção!


Para confeccionar o Kusudama Bloom são necessários 60 quadradinhos de papel dobradura (todos com medidas iguais) e cola branca comum.
Nesse utilizei quadradinhos de 5 cm de lado.


Vamos iniciar a confecção das pétalas das flores.
Cada pétala é feita separadamente (um quadradinho dá origem a uma pétala).
Primeiro você precisa dobrar o quadradinho na diagonal.


Obtendo-se, assim, um triângulo.

Você deverá dobrar o triângulo, levando as duas pontas inferiores em direção à ponta superior, conforme mostra a figura acima.

Dobre cada abinha para baixo, conforme mostra a figura acima.

Faça a mesma dobra com a outra abinha, obtendo uma figura como a da foto acima.

Abra cada aba, conseguindo uma figura como a ilustrada pela foto acima.

Faça o mesmo do outro lado.
O resultado deverá ser uma figura como a mostrada acima.


Dobre a ponta da aba para dentro, conforme mostra a figura acima, seguindo a linha lateral do triângulo.
Faça o mesmo com a outra aba.
Você obterá, então, uma figura como a mostrada acima.


Dobre ao meio, para dentro, cada aba. Seguindo o mesmo passo que demonstro na foto acima.

Faça o mesmo com a aba do outro lado.
A figura obtida será como a mostrada acima.


Junte as duas abas e cole, formando assim uma pétala da flor.
Segure um pouco para fixar a colagem (dependendo do papel ou mesmo da cola, demora um pouco a fixar a colagem).


Para fazer uma florzinha, serão necessárias 5 pétalas como a que ensinei acima.

Passe cola na beirada da pétala (lateral toda) para colar com outra pétala.

A figura acima demonstra a colagem de uma pétala com outra.

Cole as 5 pétalas até formar uma flor.
Está pronta a primeira florzinha!


Serão necessárias, para compor o Kusudama, 12 florzinhas iguais a que ensinei acima.

Agora você terá de colar uma flor com a outra.
Para isso, passe cola na lateral das pétalas das flores e vá unindo uma a outra.
A figura acima demonstra a colagem da primeira com a segunda flor.


Colando 6 flores você obtém metade do kusudama pronto.
O conjunto das 6 flores coladas ficará como demonstra a foto acima.


Faça um outro conjunto de 6 flores coladas.
Assim você terá 2 conjuntos de 6 flores. Cada conjunto representa metade do kusudama.

Você deverá colar as duas metades (os dois conjuntos feitos), mas antes de colá-las, você faz o cordão do kusudama (nesse caso utilizei linha fina), passa no meio, dá os nós necessários. Cola as duas metades e pronto!
Está pronto o Kusudama! Ficou lindo, não?


Pronto! Agora o Kusudama Bloom está pendurado e espalhando sua energia positiva conforme é balançado pelo vento!

Espero que tenham gostado!
Dúvidas, sugestões, recadinhos etc são sempre muito bem vindos!
Beijinhos,
Juliana.



27 comentários:

clair disse...

Ficou muito bonito! já fiz o Morning Dew (uma variação desse aí, só que mais simples).

Nienna disse...

O bloom é mesmo lindo.
"Tenho" ele pendurado na porta do quarto da minha mãe.
Adorei essa sua ideia de colocar o passo a passo.
Parabens

Liu

http://liuarts.blogspot.com/

m.garrote disse...

tem como vc fazer esse passo a passo com o kusudama loop?

Thamara disse...

Nossa muito bonito e muito facil de fazer tbm *logico que com o passo a passo ficou facil* más como vc faz aquele "pomponzinho" no final?

thamyzi_tha@hotmail.com

(:

Beijos!

Celia disse...

Fiz um desses e ficou lindo(eu achei). Foi o primeiro que fiz e gostei tanto de fazer que já tenho planos pra outro.Abrs

Renata Lopes disse...

Ficou lindo lindo;
e ele é bem fácil de fazer, ótimo pra iniciantes ;)

Além disso a explicação está ótima o//

abraços ;*

ju disse...

adorei aprender!! sempre tive vontade mas nunca havia achado um site onde ensinasse tao bem! parabens!!!

lili disse...

Adorei a aula! Fiquei apaixonada ppelo bloom e com certeza irei fazer um pra mim! Obrigado por nos ensinar esse lindo trabalho.

anaelizabethb@gmail.com

Jôse disse...

Obrigada por colocar o passo a passo! O seu ficou lindo! Vou fazer um pra mim!
Parabéns pela generosidade em ensinar.

Leandro Garcia disse...

seu passo a passo esta perfeito, tive a liberdade de linkar em meu blog, ok?

Abraços

Leandro Garcia disse...

http://leogarciaorigami.blogspot.com/2009/02/kusudama-bloom_07.html

Maisa disse...

Oi, gostei muito do passo a passo, depois dele fiz muitos blooms, valeu mesmo, vou linkar seu blog no meu, que à propósito é: http://origamivioleta.blogspot.com/

priscila disse...

Juliana, vc esta de parabéns!!!!!!
é a primeira vez que alguém, explica o passo a passo,tão perfeitamente adorei adicionei ao meus favoritos!

priscila disse...

Juliana, vc esta de parabéns!!!!!!
é a primeira vez que alguém, explica o passo a passo,tão perfeitamente adorei adicionei ao meus favoritos!

Chelly Art's disse...

Ficou muito lindo...
Parabens... Jeito pratico de ensinar um dia farei um desses pra mim x)

bjos

Nessa disse...

Juliana, eu postei no meu blog a foto do seu Kusudama e coloquei o link tbm, só pra te avisar, eu fiz um kusudama seguindo as suas instruções e fico MTO lindo *-*
eu fiz ele azul e usei uma linha especial q tem vários tons de azul.. fico mto lindo.. quando eu postar a foto eu te mando o link pra vc ver e dar sua nota okaay?

bjoo e brigada pelo tutorial *-*

Kelly disse...

adorei o passso a passo....parabensssssss....obrigada...deu certinho....
beijossssss

laços de filó disse...

oi, juliana!

obrigada pelo seu recadinho fofo! (:

adorei esse tutorial, ficou lindo! vou tentar fazer daqui a pouquinho um desses!! rs!

beijinhos e boa sorte no sorteio!!
su

Bella disse...

Eu adoro fazer o bloom pra dar de presente.
Lindo seu blog!!

Dani ! disse...

Finalmente eu consegui fazer! Graças ao seu pap, ficou otimo... Obrigado, beijos

Samanta Cristina disse...

muito obrigado adorei e ficou muito bonitofiz varios desses de varios tamanhos.

Bel disse...

Obrigada pelo passo a passo adorei bjs

Lucas Guesser disse...

Acho esse kusudama tão bonito! Mas tive alguns problemas quando montei ele a primeira vez :)
Se você gosta de kusudamas, eu gostaria de convidá-la para conhecer meu blog, www.origamiconstructo.blogspot.com, espero que goste.

Tenha um ótimo dia!

Katia Brandão de Souto disse...

Oi Juliana,sou amiga da Kely, passando pra conhecer seu blog,Parabéns.Quando puder da uma passadinha lá no meu pra conhecer meus trabalhos. espero te ver lá na mega ARTESANAL. ja estou te seguindo!

Katia Brandão de Souto disse...

Meu endereço: www.katiaarteira.com

Paula disse...

Meu Deus, eu fui a unica pessoa que não consegui fazer ? Me senti uma incapaz agora kk. Ate agora eu nao sei como que o desenho sai de um triangulo e forma outra. Seguindo passo a passo do jeito que esta, fiz e refiz e nao consegui. Na hora de abrir a aba o meu nao fica igual :/ porque ?

Juliana Motzko disse...

Sejam todos mto bem vindos!! Obrigada pelas visitas e comentários! Estou em falta com o blog, mas prometo novidades!!! E Paula, qq coisa me fala qual passo q vc ficou presa... q tento ajudar!! É normal não dar certo nas primeiras... depois que pega o jeito, faz de olho fechado! ;)
E Kátia vou lá visitar o seu!!! Bjs