domingo, 1 de julho de 2012

Mandala no Tecido

Em mais um passo a passo super simples, hoje ensinarei vocês a fazerem uma bela e prática mandala em tecido.
Para que? Bom, a mandala pode depois ser aplicada em toalhas, bolsas, outros tecidos e peças artesanais ou, ainda, virar um quadrinho. A Mandala é tão bonita que onde quer que seja aplicada, dará um "tcham" a mais, trará muita energia positiva!

Bom, vamos lá?

Para a nossa Mandala precisaremos:


Círculo em tecido (usei um tecido mais grossinho e encorpado, tipo o usado para fazer cortina de quarto / meio lona). Para fazer um círculo perfeito, porque não usar um cd ou dvd como molde? (Dica prática e rápida!).
 

 Precisaremos de tintas 3d do tipo hidrossolúvel / hidro miçanga ou outros nomes... essas tintas tem nomes diferentes de acordo com o fabricante, mas em geral são super fáceis de achar. Escolha as cores que mais curtir!


E ainda precisaremos de desenhos de mandalas. Caso queira, e fica bem legal, faça a sua própria. Mas caso não esteja muito inspirado, pode pesquisar na internet que existem vários sites disponibilizando mandalas para impressão gratuitamente. 
Achei essas duas maravilhosas e imprimi... acabei optando pela da esquerda.

Com material pronto, vamos à obra!


Coloque o círculo de tecido recortado sobre o desenho da mandala.
 

Fixe-o com fita crepe, nas beiradas, para que fique bem firme e não escorregue durante o processo de "pintura".
 

Comece a preencher os desenhos, utilizando como base o desenho da mandala por baixo do tecido, utilizando o bico da tinta 3d. Indico começar pelas áreas centrais e mais delicadas... para depois começar a preencher as extremidades. 
Uma boa estratégia é primeiro preencher todos os espaços que você quer de determinada cor para depois usar outra. Fica mais fácil, rápido e organizado o trabalho!
 

Nesse caso, primeiro fiz os detalhes que queria com tinta 3d na cor mais clarinha, quase furtacor, para depois preencher as pétalas das flores e as estrelinhas, que queria em amarelo. 
Escolhi cores bem suaves e claras porque pretendo depois usar como decoração de ambiente bem claro... mas se quisesse fazer algo mais forte, para destacar mais o desenho da mandala, o ideal teria sido usar cores mais fortes!

Veja que essa tinta apresenta um certo relevo e transparência, o que a faz lembrar o aspecto de miçanga mesmo. É uma graça!
 

Depois de preencher todo o desenho, devo deixar secar por um bom tempo. Segundo o fabricante da tinta, ela só pode ser lavada (aliás, o tecido com ela aplicada), 72 horas após sua aplicação. Então o ideal é deixar o tecido secar pelos 3 dias em local arejado e livre de poeira, umidade.
 

As bolinhas e desenhos feitos não ficam regulares, mas essa é a graça do trabalho artesanal: ter essa carinha de feito à mão! 
Após seco, o tecido pode ser lavado, aplicado em qualquer superfície!
Em breve mostrarei um de seus possíveis usos, aguardem!

E se você fizer a sua mandala, por favor nos envie a foto, fale-nos como ficou!! Sua participação é muito importante!

Ateliê de Artes Virtual no Facebook

E agora o Blog aderiu à rede social do Facebook!!

Sim, agora ficou ainda mais fácil e prático de ter acesso a dicas e tutoriais bacanas de Arte e Artesanato pelo Facebook! Basta acessar: http://www.facebook.com/ateliedeartesvirtual

Curta, compartilhe, comente e deixe seu recado! Sua participação é muito importante!